domingo, 7 de novembro de 2010

Azul Marinho Galeria - Ubatuba, SP



A cultura está impregnada nas paredes desta casa de 1937.

Em 1957 a família Muniz, vinda de Belo Horizonte e apaixonada por Ubatuba, comprou o imóvel, fez uma reforma e o local passou a ser conhecido como Consulado Mineiro, pois para cá vinha a mineirada amante da arte, da música e de uma boa prosa. Em 1979 Marisa Muniz abre a Pousada Azul Marinho, ponto de chegada e encontro entre artistas e músicos como Milton Nascimento e Eliz Regina. Virou escola de música e, mais tarde, acrescentou a Sala Azul Marinho, palco do que havia de melhor nos melhores gêneros musicais. Virou barzinho descolado (sempre com a música e a arte rondando) e espaço cultural com crianças aprendendo música e dança. Recentemente a casa abrigou a Casa do Artesão. Agora retoma o nome Azul Marinho, em nova forma, como galeria onde Marisa, Carlos e Henrique expõem sua arte e um pouco do que mais amamfazer.

Quem faz a Galeria Azul Marinho?


Carlos Hergloz

faz a paisagem bucólica, a festa do interior, o folclore, as lembranças de menino, as
impressões de viagens. Carlos pinta o mar. Pinta Ubatuba, sua paixão desde menino. Se pintura tivesse cheiro, suas telas de Ubatuba teriam aroma de maresia, de peixe, de mata atlântica. Enfim, pinta o que ama, o que deseja e idealiza.

Carlos, que nasceu em Taubaté, é artista, artesão, pesquisador do artesanato brasileiro. Sua pintura encaixa-se no gênero chamado “naïf ” ou primitivista. Dele, fala o crítico de arte Oscar D’Ambrósio:

“Ao desenvolver seu estilo, Carlos Herglotz expressa a sua sincera visão de mundo e constrói uma poética sutil. Recupera assim no próprio trabalho os saberes que tão bem conhece e pesquisa em busca da autenticidade de cada artesão brasileiro de matriz popular que estimula. ”

Carlos participa de exposições individuais e coletivas. Já expôs no Memorial da América Latina , Casa de Portinari e Museu de Arte Primitiva de Assis, entre outros locais importantes e recebeu medalhas e menções honrosas.



Mariza Muniz criou o Azul Marinho

Mineira de entusiasmo contagiante, inventou e encheu de atividades esta gostosa casa. Continua inventando e criando. Arte educadora e musicista, Mariza é apaixonada pelas crianças e pela cultura, especialmente a de Ubatuba, por quem sempre batalhou. Fez da terra caiçara o seu lar por opção e o azul do mar a sua vista preferida.

Mariza mostra aqui seu sensível e ecológico artesanato. Galinhas e caixinhas contêm detalhes e segredos esculpidos pelas suas mãos ágeis e espírito leve. Seu trabalho é mistura de singela beleza e amor pelo bem e pela harmonia. Mariza traz consigo uma intensa vibração de vida e alegria e coloca isso - com os pés nas costas! - nos objetos que cria e em tudo o que põe as mãos.



Henrique Coutinho

Mineiro de Pouso Alegre, HENRIQUE COUTINHO elegeu a aquarela como seu meio preferido para expressão de imagens. Amante da paisagem real, do sonho ou imaginária, descreve lugares que despertaram um senso de mistério, onde a luz e a atmosfera entalham superfícies transformando-as em algo onírico, ao mesmo tempo estranho e remotamente familiar.

Henrique tem fascínio especial pelas montanhas e os fenômenos atmosféricos que nela são mais intensos. O mistério e o sentido do sublime que o encontro de elementos intangíveis (atmosfera, luz, vapores) com a solidez e concretude dos montes (rochas, manto de campos e florestas), são seu objeto de investigação visual há mais de 20 anos. Esses elementos o remetem a um mundo interior, ao campo da memória que, provavelmente, atravessa milênios.



sexta-feira, 16 de abril de 2010

Azul Marinho Galeria - Ubatuba

Aguarde o blog da Azul Marinho Galeria.